sábado, dezembro 31, 2011

Quem inventou o réveillon? - revista superinteressante

por Raquel Lima
Parece natural: chega o 31 de dezembro, as pessoas vestem branco, preparam comidas diferentes, bebem champanhe e ficam acordadas esperando a hora da virada. Mas todos esses costumes são tradições importadas, a começar pelo nome na festa.

Réveillon vem do verbo francês réveiller, que significa “acordar” — é o “despertar do ano”, pegou? A palavra surgiu no século 17 para identificar eventos muito populares entre os nobres franceses: jantares longos e chiques, que iam até depois da meia-noite, nas vésperas de datas importantes. Esses regabofes gastronômicos noturnos eram realizados várias vezes ao ano, mas com o tempo foram ficando para o Ano-Novo mesmo.

No século 19, o Réveillon virou moda nas colônias e áreas de influência da França – que eram muitas, já que ela era a superpotência cultural da época. No Brasil, os primeiros Réveillons foram realizados na corte de dom Pedro 2º, no Rio, e logo copiados pelas elites paulistas. Mas alguns detalhes foram incorporados depois, recheando o jantar francês com um sincretismo bem brasileiro.

Feliz Ano Novo


Aqui estou eu então, minha ideia inicial era escrever um texto maravilhoso para vocês, emocionante mesmo, porém, percebi que essa época já é emocionante. Ficamos mais sensíveis ao ver que o ano está acabando, e ao mesmo tempo felizes com tanta comemoração. 
  Portanto, só espero que haja tempo para a família, os amigos e para os sonhos. E, quem sabe, para nos aceitarmos mais ao invés de fazer uma lista enorme com aspectos em que precisamos mudar.
  E, é claro, desejo a todos ótimos pensamentos para darmos as boas vindas a 2012!


segunda-feira, dezembro 19, 2011

Sony gera energia a partir de papel picado

Protótipo de biobateria utiliza componentes não prejudiciais ao meio ambiente, mas ainda está em teste

Época NEGÓCIOS Online  (clique aqui para ver o site)
AFP Photo
No processo de geração de energia da biobateria da Sony, pedaços de papelão ondulado são misturados com enzimas
A gigante eletrônica Sony deu o primeiro passo para geração de energia a partir de uma fonte pouco explorada: opapel picado. O projeto pretende criar uma biobateria que "transforma glucose [açúcar gerado a partir do papel] em energia".

“É o mesmo mecanismo que os cupins utilizam para comer madeira e dali retirar energia”, explicou Chisato Kitsukawa, relações públicas da Sony durante a feira Eco-Products 2011 em Tóquio. “As biobaterias são sustentáveis e têm um grande potencial, pois não usam metais nem elementos químicos que prejudiquem a natureza”. 

A apresentação do projeto foi feita na feira de produtos verdes no Japão. No estande da empresa, as crianças podiam colocar papel em uma mistura de água e enzimas, mexer e esperar alguns minutos para ver o líquido se transformar em fonte de eletricidade, que servia para acionar um pequeno ventilador.

O protótipo da Sony utiliza pedaços de papelão ondulado. São usadas enzimas para quebrar as moléculas do papel e o açúcar resultante é processado por um outro grupo de enzimas até chegar a íons e elétrons de hidrogênio. 

Os elétrons viajam em um circuito externo para gerar eletricidade, enquanto os íons de hidrogênio se combinam com oxigênio do ar para criar água. 

Infelizmente, a tecnologia da Sony está longe de atingir viabilidade comercial, pois ainda gera pouca energia. Até agora, a biobateria conseguiu alimentar somente um MP3 player e está longe de ter a mesma capacidade dos modelos convencionais. 

A  Sony apresentou a tecnologia pela primeira vez em 2007. De lá para cá, a companhia japonesa conseguiu reduzir o tamanho da biobateria ao de um cartão de Natal.

sábado, dezembro 17, 2011

Mais Scrap !

  Agora que ganhei de aniversário todo material necessário, fiz mais duas agendas e estou gostando cada vez mais de Scrap!
   Já que está chegando o Natal, elas foram presentes perfeitos, hehe.

    A marrom eu fiz para professora Kátia, usei dois papeis, um para o fundo e o outro para os detalhes, as cerejas do canto eu colei com "fita banana" para ficarem em relevo. A rosa foi para Marli, também usei dois papéis e gliter.

     Essa aqui foi para Miriam, achei que ficou uma fofura só, na foto eu ainda não tinha terminado, depois coloquei umas pedrinhas nas flores.
   





terça-feira, dezembro 13, 2011

Happy Birthday Taylor!

Hoje, dia 13 de dezembro, a cantora Taylor Swift está fazendo 22 anos. Ela é, sem dúvidas, uma grande inspiração para mim, por isso resolvi publicar alguns dos 13 vídeos que o site capricho escolheu para dar feliz aniversário a esta grande artista.


quinta-feira, dezembro 01, 2011

Diário de Viagem - parte 4


Giverny





     Monet escolheu muito bem o lugar para pintar grande parte de seus quadros: Giverny tem algo de mágico, um ar calmo e delicado que me conquistou.
     A viagem foi rápida, primeira vez que andei em um TREM DE DOIS ANDARES!
   Conhecemos a casa de Monet e o jardim, lembrei da aula de história da arte, um ano atrás, em que aprendemos sobre impressionismo e a professora mostrou esse quadro aí em cima e eu pensei "preciso conhecer esse lugar". Não sabia onde era então achei que só conseguiria conhecer o jardim em um futuro distante, somente pouco antes da viagem descobri que o lugar era Giverny e que ficava perto de Paris!
     É um passeio que deve estar no seu roteiro quando viajar para França e que sem dúvidas deixará saudade.