segunda-feira, dezembro 19, 2011

Sony gera energia a partir de papel picado

Protótipo de biobateria utiliza componentes não prejudiciais ao meio ambiente, mas ainda está em teste

Época NEGÓCIOS Online  (clique aqui para ver o site)
AFP Photo
No processo de geração de energia da biobateria da Sony, pedaços de papelão ondulado são misturados com enzimas
A gigante eletrônica Sony deu o primeiro passo para geração de energia a partir de uma fonte pouco explorada: opapel picado. O projeto pretende criar uma biobateria que "transforma glucose [açúcar gerado a partir do papel] em energia".

“É o mesmo mecanismo que os cupins utilizam para comer madeira e dali retirar energia”, explicou Chisato Kitsukawa, relações públicas da Sony durante a feira Eco-Products 2011 em Tóquio. “As biobaterias são sustentáveis e têm um grande potencial, pois não usam metais nem elementos químicos que prejudiquem a natureza”. 

A apresentação do projeto foi feita na feira de produtos verdes no Japão. No estande da empresa, as crianças podiam colocar papel em uma mistura de água e enzimas, mexer e esperar alguns minutos para ver o líquido se transformar em fonte de eletricidade, que servia para acionar um pequeno ventilador.

O protótipo da Sony utiliza pedaços de papelão ondulado. São usadas enzimas para quebrar as moléculas do papel e o açúcar resultante é processado por um outro grupo de enzimas até chegar a íons e elétrons de hidrogênio. 

Os elétrons viajam em um circuito externo para gerar eletricidade, enquanto os íons de hidrogênio se combinam com oxigênio do ar para criar água. 

Infelizmente, a tecnologia da Sony está longe de atingir viabilidade comercial, pois ainda gera pouca energia. Até agora, a biobateria conseguiu alimentar somente um MP3 player e está longe de ter a mesma capacidade dos modelos convencionais. 

A  Sony apresentou a tecnologia pela primeira vez em 2007. De lá para cá, a companhia japonesa conseguiu reduzir o tamanho da biobateria ao de um cartão de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para compartilhar seus pensamentos!
Beijinhos