terça-feira, fevereiro 14, 2012

Orientação Profissional 2



DIREITO


O segundo post da série Orientação Profissional finalmente chegou! E o curso escolhido foi Direito. Pesquisei no site Guia do Estudante e estas são as informações que encontrei:


Direito é mesmo o que eu quero?
O que é?

     É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos, como penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Defende o meio ambiente, os direitos das minorias e o patrimônio histórico e cultural. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.


O curso

Foco na teoria


O curso da graduação é generalista e enfatiza as ciências humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma.


Duração média: cinco anos.


Carreiras

ADVOCACIA = Representar empresas, instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas:

Arbitragem internacional
Direito Civil
Direito administrativo
Direito Ambiental
Direito Comercial
Direito da tecnologia da informação
Direito do Trabalho
Direito do consumidor
Direito contratual
Direito penal ou criminal
Direito tributário


CARREIRA JURÍDICA Atuar em órgãos públicos de um município, de um estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos. São quatro as áreas desta carreira:

Advocacia pública
Delegacia de polícia
Magistratura
Ministerio Público

Minha experiencia
    Visitei um tribunal para conhecer melhor o dia-a-dia do Direito. Vi como é um processo, achei muito legal. O trabalho com certeza não é monótono, é interessantíssimo, isso sim. Existem vários setores, alguns mais administrativos, outros em que a formação em Direito é necessária.
    Bom, vi que primeiro o advogado da parte reclamante que entrou na justiça relata o que aconteceu,depois cita os pedidos, o que a parte quer receber, e apresenta provas. Em seguida, o juíz envia uma notificação para a parte reclamada se defender (tipo assim, estão te acusando, o que você tem a dizer?) e o advogado dessa parte precisa então fazer a defesa e apresentar provas também. Dependendo do caso, as provas passam pela perícia. Após, o juiz,  levando tudo isso em consideração, faz a sentença. Se não concordarem, as partes podem recorrer  com o que se chama Recurso Ordinário - na área trabalhista-  ou Apelação - como é chamado nas outras áreas. No final, os magistrados (se chama desembargador no tribunal e juiz no primeiro grau) decidem  e, então, é redigido um acórdão que é a decisão sobre a matéria. 
   É legal ou não é?

Teatro

PEÇA : Doze homens e uma sentença

 

      Isso mesmo! Neste post além dos filmes, tenho uma sugestão de peça, adaptação de um clássico : Doze homens e uma sentença.
 
    De Reginald Rose, a peça prendeu minha atenção do começo ao fim, e realmente me fez refletir sobre como muitas vezes duvidar de algo não é necessariamente desconfiar de quem o disse, mas ter em mente que errar é humano e que precisamos avaliar muito bem os fatos antes de tirar conclusões precipitadas.
    Ao mesmo tempo, mostrou de forma brilhante como uma boa argumentação pode mudar a opinião de um juri inteiro!

" Esse drama sobre uma dúzia de sujeitos encarregados de chegar a um veredicto é montado pela primeira vez no Brasil, sob a direção de Eduardo Tolentino de Araújo. O ineditismo do eletrizante texto justifica-se talvez pela dificuldade de recrutar um numeroso elenco capaz de dar envergadura a tipos tão diferentes."  Veja



FILME:  Legalmente Loira


  Sempre gostei do filme Legalmente Loira, primeiro pela determinação de Elle Woods (Reese Whiterspoon), depois pelo seu estilo e por ela conseguir juntar essas características para ganhar um caso. E o filme ainda conta com partes extremamente divertidas!
     Bom a história é mais ou menos esta: 
     Elle Woods é a típica Garota de Beverly Hills. Loira e fútil, Elle vê o seu namoro terminado porque Warner (o namorado) a considera inadequada para si. É então que decide ir estudar Direito para a Universidade de Harvard, com o objectivo de o reconquistar; mas o que parecia uma tarefa fácil, acaba por não se revelar assim, pois Warner já encontrou uma substituta para Elle, e além disso, a garota vê-se também envolvida numa batalha para acabar com o estigma de as loiras serem ignorantes e fúteis.
     Quem ainda não assistiu, vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para compartilhar seus pensamentos!
Beijinhos